Friday, August 04, 2006

Enquanto houver sol

De férias em casa, janeiro de 2006, tive a oportunidade de re - assistir o filme Uma mente brilhante do diretor Ron Howard. Lógico que como toda produção humana, existe no mesmo ponto positivos e negativos... Se pararmos para fazer uma análise, muita coisa poderia ser aproveitada, aplicada em qualquer área da vida humana. Mas gostaria de ressaltar apenas três:
"Quando não houver saída, quando não houver mais solução"
1ª) Nash possuía amigos imaginários, os quais o transportavam para outro mundo para outra dimensão. Eles o faziam realizar coisas fantásticas, o fazia acreditar que era alguém que muito desejava ser: o super gênio com idéias fantásticas, e ainda, o fazia realizar algumas vezes coisas horríveis e vergonhosas também...
"Ainda há de haver saída, nenhuma idéia vale uma vida"
Para Nash vencer na vida, alcançar o que achou que seus amigos imaginários o daria (receber o prêmio nobel), ele precisou ignorá-los, precisou parar de alimentá-los, embora ainda existissem. Os amigos imaginários de Nash, trazendo para nossa realidade, podem ser nosso vícios, nossos pecados secretos, nosso ego, nossas frustrações, as quais nos apoderam de posições e status que talvez nunca fossem ou venham a ser experimentados em um mundo real...mas não passam de uma fantasia, de uma ilusão, enquanto não taparmos os ouvidos para eles e passarmos a ignorá-los continuaremos marchando no mundo virtual, afastando- nos mais e mais das possíveis realizações reais, da concretização dos nossos sonhos.
"Quando não houver esperança, quando não restar nem ilusão"
2ª) Alícia sofreu ao ver Nash sofrer da esquizofrenia degenerativa. Em alguns momentos achava que o mesmo estava curado e para surpresa sua, espantava-se com o seu quadro real - nenhum progresso concernente a doença. O mais imediato e justo para ela deveria ser abandoná-lo e ir morar junto com seu filho na casa de sua mãe. Nos momentos que o ser humano mais precisa de alguém próximo, caminhando junto, mesmo que em caminho de sangue e decepções, é aí que se encontra sozinho, abandonado, muitas vezes encerrado nas quatro paredes frias e geladas de um hospício, da solidão humana, porque ninguém pode pagar o preço com ele na situação em que se encontra...
"Quando não houver caminho, mesmo sem amor, sem direção: Ainda há de haver esperança"
...porém, Alícia resolveu dar uma nova chance ao seu marido e ir até aonde o amor a conduzisse, observar onde nem a ciência, nem o conhecimento humano poderiam... Apostar no amor, o qual ainda tinha. Resolveu pagar o preço... Já que o amor tudo sofre, tudo crer, tudo espera, tudo suporta... E não foi isso que o Grande Rei fez por cada um de nós? Com toda nossa teimosia, delinqüência, problemas crônicos, doenças - a um primeiro olhar incuráveis - entre outros, Ele insistiu e nos deu uma nova chance, ainda que toda ciência desenganasse, ainda que humanamente falando nada mais fosse possível para o resgate do ser humano. Ele pagou o preço, sofreu, padeceu, foi ferido, moído.. Para que, mesmo condenados à morte pudéssemos viver e não só nesse mundo, mas no vindouro também.
"Quando não houver desejo, quando não restar nem mesmo dor, ainda há de haver desejo em cada um de nós"
3ª) Nash recebe o tão esperado prêmio. No momento inesperado e talvez no momento em que sua esperança já tinha acabado, foi pego de surpresa pela concretização do seu sonho: ser reconhecido mundialmente como gênio, como um grande contribuidor para humanidade, quer na área da física, da metafísica, da matemática... um dos reis do mundo dos cálculos. Vem-me a memória Eclesiastes 3: tudo tem o seu tempo determinado, há tempo para todo propósito debaixo do céu...
"A sós ninguém está sozinho ,é caminhando que se faz o caminho"
E Nash experimentou isso, talvez durante toda sua vida, no mundo real ou imaginário queria antecipar esse grande momento, não foram seus amigos imaginários que o fizeram vivenciar isso, mas o amor de Alíca e a caminhada lado a lado, que o fez alcançar seu sempre sonho.
"Enquanto houver sol"
Se puder continuar em sua jornada, seguindo o caminho a sua frente, sem pegar atalhos mirabolantes e comprometedores, sem passar por pontes falsas que embora pareçam reais... Será muito bom, pois de acordo com a lei da execução em tempo hábil para todas as coisas, seus sonhos, com a permissão do Altíssimo serão realizados.

No comments: