Sunday, October 15, 2006

É preciso saber viver

"Quem espera que a vida seja feita de ilusão"
A igreja criou uma redoma de vidro, na qual se protege do viver e das realizações comuns a todo ser humano. sabe-se que a igreja não deve confomar-se com o mundo, mas não deve isolar-se também. Se não a quem transformará? No evangelho de S. João 2 encontra-se a narrativa das bodas em Caná da Galiléia. Nesse capítulo João narra a participação de Jesus e seus discípulos na festa. Jesus não recusou o convite, porém não se contaminou com os princípios encontrados ali...o vinho tinha acabado e ele transformou a água em vinho e um vinho muito bom.
"É preciso ter cuidado pra mais tarde não sofrer"
A igreja está no mundo para fazer diferença! Você e eu podemos ir a uma festa, a um evento promovido por amigos, pela empresa, etc. mas durante a nossa permanência lá devemos fazer diferença- Jesus transformando a água em vinho manifestou a sua glória- e nós o que temos feito?
"É preciso saber viver"
Muitas vezes tenho ouvido e até pronunciado também: eu quero viver a vida! Quero sair, curtir, dançar. Chega de dogmatismo! Chega de hipocrisia! Façamos isso, mas acima do "viver a vida" honremos o noso Deus...É no meio do povão ou da elite, de céticos ou crédulos, que devemos ser instrumentos para que sua glória seja manifesta, e não na redoma de vidro, nos templos feitos por mãos de homens...devemos ir, mas não nos misturarmos, devemos nos "fazermos de", porém não nos "tornarmos em". Eis aí a nossa missão: " E não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis a boa, perfeita e agradável vontade de Deus (romanos 12:2)"
"Toda pedra do caminho você deve retirar"
Essa renovação da mente se dá pelo Espírito Santo, mediante a palavra do Senhor - Bíblia. Se lemos não vos conformeis, fica claro que para eu correr o risco de tomar forma de algo, eu devo estar nele, lado a lado, na mesma solução, porém essa solução não deve ser homogênea, não se deve olhar pelo recipiente e vê uma única coisa, mas, duas e que não devem se fundir, nem se atrair. Deve existir neste meio um mecanismo de conversão, talvez neste momento, pode-se comparar a igreja como uma enzima- moléculas extremamentes específicas que atuam sobre um determindo substrato(mundo) e o transforma! As enzimas são altamente eficazes! Para a enzima agir alguns fatores são imprescíndiveis:
1.Temperatura ideal
2.Ph ideal
3. Concentração de substrato
"Se o bem e o mal existem, você pode escolher: É preciso saber viver!"
Se esses três fatores não forem ideais a enzima se desnatura, deixa de exercer sua função- como o sal insípido que para nada mais presta- É preciso encontrar novamente a temperatura ideal, assim como o Ph e a concentração de substrato necessária para que a igreja seja altamente eficaz!

No comments: